Assessor de Desenvolvimento Organizacional - FHI 360



FHI 360 é uma organização global sem fins lucrativos com uma abordagem rigorosa e baseada em evidências para o desenvolvimento internacional. A nossa equipa de profissionais inclui especialistas em sociedade civil, construção da paz, saúde, nutrição, educação, desenvolvimento económico, ambiente e investigação. A FHI 360 opera a partir de 60 escritórios com 4.500 funcionários nos EUA e em todo o mundo. O nosso compromisso com parcerias a todos os níveis e a nossa abordagem multidisciplinar permitem-nos ter um impacto duradouro nos indivíduos, comunidades e países que servimos - melhorando a vida de milhões de pessoas.

A FHI 360 está atualmente a recrutar para o cargo de Assessor de Desenvolvimento Organizacional para apoiar as organizações locais em Moçambique que são beneficiários principais da USAID pela primeira vez e os seus parceiros locais, e potencialmente os seus parceiros locais de implementação. A posição será baseada em Maputo, com viagens previstas financiadas pelo projeto para as províncias de Moçambique.

Descrição do Cargo: O Assessor de Desenvolvimento Organizacional (OD) é responsável pelo planeamento e prestação de assistência técnica e apoio ao fortalecimento institucional dos parceiros locais do projeto KPP para permitir que se tornem instituições mais fortes e resilientes e para gerir eficazmente os seus prémios principais com risco mitigado, como parte do papel da FHI 360 como "Parceiro de Desenvolvimento de Capacidades". Concebe currículos, organiza e coordena eventos de formação, concebe esquemas de tutoria e de AT, cria ajudas ao trabalho e fornece orientação nas suas áreas de especialização (ou seja, governação interna, gestão, planeamento estratégico e, potencialmente, sistemas de base para a gestão de projectos/programas).

O OD apoia outros funcionários e prestadores de assistência técnica que trabalham para a FHI 360, a fim de prestar um apoio eficaz em matéria de assistência técnica e de relações externas às organizações locais, incluindo as associações lideradas pelos PC e o beneficiário principal; isto pode envolver áreas como a conformidade, a gestão financeira e de subvenções, a gestão dos recursos humanos, etc. O Assessor de OD responde ao COP do ICRH-M baseado em Maputo e coordena de perto com os provedores de AT no país, região e escritório central.

Deveres e responsabilidades:

- Supervisionar a conceção ou adaptação e implementação de avaliações de necessidades de capacidade organizacional e planos de DC para o beneficiário principal do KPP, outros parceiros do consórcio e parceiros recém-criados.

- Coordenar a conceção e implementação de currículos participativos, intervenções de formação interactiva e apoio individualizado de AT/OD a todos os parceiros e outras partes interessadas, conforme necessário, nas áreas de governação interna, gestão e sistemas organizacionais.

- Coordenar a prestação de apoio individualizado de AT e OD aos parceiros e outros beneficiários, de acordo com os seus planos de DC.

- Apoiar outros fornecedores de AT e o pessoal da FHI360 no desenvolvimento de abordagens, ferramentas e actividades de orientação para apoiar a DC dos parceiros de implementação locais.

- Fornecer apoio técnico e organizacional de DC ao pessoal e a outros prestadores de AT, assegurando que as actividades de DC promovem as melhores práticas, de acordo com as necessidades das organizações.

- Trabalhar em estreita colaboração com o líder de Monitorização, Avaliação e Aprendizagem (MEL) para desenvolver indicadores-chave de desempenho (KPIs) e outras métricas para avaliar e medir o "sucesso" em termos de reforço da capacidade organizacional e técnica da(s) organização(ões) local(is) visada(s).

- Ao longo da vida do programa, monitorizar e apresentar relatórios sobre os progressos das organizações na consecução dos parâmetros de referência do CDF, identificar potenciais pontos fracos e efetuar os ajustamentos necessários para colmatar as lacunas

- Documentar os êxitos, as lições aprendidas e os desafios da execução, bem como os relatórios das actividades e dos resultados do projeto para o projeto e o doador, incluindo relatórios trimestrais e anuais de rotina e outros requisitos de informação solicitados

- Desenvolver e redigir planos de trabalho do programa, relatórios e outra documentação relacionada com o trabalho do CD, conforme necessário, tais como materiais de formação e de recursos, apresentações e propostas orçamentais

- Identificar e resolver problemas do projeto e implementar planos de melhoria para garantir que o projeto se mantém dentro do prazo e do orçamento, no que diz respeito ao âmbito de trabalho do CD (SOW).

Requisitos mínimos:

- Mestrado ou equivalente internacional em assuntos internacionais, desenvolvimento internacional, administração pública, administração de empresas ou numa área relacionada.

- Uma formação adicional ou um certificado em Desenvolvimento Organizacional (DO), reforço institucional ou tópicos relacionados constitui uma vantagem adicional.

- Mínimo de dez (8) anos de experiência na prestação de apoio à aprendizagem e desenvolvimento (L&D) ou ao desenvolvimento de capacidades (CD) através de formação, consultas e outros mecanismos a ONG/OSC locais com diferentes níveis de capacidade organizacional, incluindo experiência substancial na conceção, facilitação e realização de acções de formação participativas e workshops de formação de formadores (TOT) para formandos adultos.

- Pelo menos sete (3) anos de experiência em gestão de projectos/programas e/ou supervisão, com competências comprovadas em matéria de desenvolvimento de projectos, acompanhamento e avaliação e elaboração de relatórios.

- Capacidade para compreender os desafios que as organizações enfrentam em matéria de gestão financeira, propor soluções alternativas, desenvolver ferramentas e orientações para apoiar a aplicação do método selecionado e comunicar com clareza.

- Experiência na prestação de serviços de coordenação em matéria de defesa de políticas, formação de coligações e envolvimento dos meios de comunicação social.

- Experiência comprovada na sociedade civil, governação, desenvolvimento de capacidades organizacionais, defesa de causas ou outros sectores relacionados com a democracia e a governação.

- A familiaridade com as abordagens de integração da igualdade de género, da proteção e da inclusão social (GESSI) é uma vantagem.

- Forte conhecimento da programação, regras e regulamentos da USAID e do sector do desenvolvimento internacional/sem fins lucrativos

- Competências interpessoais e de comunicação comprovadas e capacidade para liderar/trabalhar com parceiros locais e equipas multidisciplinares.

- Fluência oral e escrita em inglês e português

Os candidatos interessados deverão submeter as suas candidaturas através do link https://fhi.wd1.myworkdayjobs.com/pt-BR/FHI_360_External_Career_Portal/job/Assessor-de-Desenvolvimento-Organizacional_Requisition-2023201950 até ao dia 25 de Dezembro de 2023.

A FHI 360 está empenhada na proteção das crianças e não emprega indivíduos cujos antecedentes não sejam adequados para trabalhar com crianças. Todas as contratações estão condicionadas à conclusão bem sucedida de verificações de antecedentes aplicáveis, incluindo verificações de registo criminal.

Todas as candidaturas a vagas na FHI360 são gratuitas. Na FHI360 não se cobra qualquer valor pelo processo de recrutamento & selecção. 

Só os candidatos seleccionados serão contactados."

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CHIEF OF PARTY, Renda Verde - Maputo Mozambique

Líder de Equipa – Censos Urbano e Socioeconómico - AVSI

Vagas para Professores de Ensino Primário e Secundário Geral - Escola Comunitária Jossyuina Mumemo