Consultor(a) Assistente de Dados - IESE
Descrição da vaga
1. APRESENTAÇÃO
O Instituto de Estudos Sociais e Económicos (IESE) é uma organização de pesquisa independente e sem fins lucrativos, que tem como vocação principal realizar investigação científica interdisciplinar sobre problemáticas de desenvolvimento social, económico e político em Moçambique e na África Austral e, através dela, produzir conhecimento e capacidade intelectual e alimentar o debate público sobre obre as políticas e opções de desenvolvimento.
Tematicamente, a actividade científica do IESE contribui para a análise da política pública e social e da governação, com enfoque nas problemáticas de pobreza, política e planeamento público, cidadania, participação política, governação e contexto internacional do desenvolvimento em Moçambique.
É missão do IESE, organizar, realizar e promover investigação de alta qualidade, interdisciplinar, pluralista e heterodoxa sobre questões e problemáticas relevantes para o desenvolvimento social, político e económico de Moçambique, promovendo a formação necessária para tal investigação e publicando e disseminando os resultados das pesquisas.
2. CONTEXTUALIZAÇÃO
O IESE está a implementar, em Moçambique, diversos projectos de pesquisa científica, entre os quais os Barómetros de Coesão Social, Governação Municipal e Espaço Cívico.
O “Barómetro de Coesão Social” (BCS) é um instrumento de pesquisa desenvolvido pelo IESE no âmbito do Programa “COESÃO - Acção da Sociedade Civil para a Coesão Social no Norte de Moçambique”, financiado pela Embaixada da Suíça. A pesquisa propõe-se a compreender, monitorar e explicar mudanças nos níveis de coesão social observadas nos distritos de Angoche e Moma, na província de Nampula, Chiúre e Montepuez, na província de Cabo Delgado e, Chimbunila e Cuamba, na província de Niassa.
O “Barómetro da Governação Municipal” (BGM) é um instrumento de pesquisa desenvolvido desde 2017 e constituído por duas componentes, uma das quais destinada a produzir dados sociodemográficos sobre aspectos como a participação cívica, a confiança nas instituições municipais, a satisfação com os serviços e a corrupção. O objectivo do BGM é encontrar indicadores de boa governação, facultar aos municípios instrumentos de ajuda à planificação e decisão, produzir evidências que permitam e facilitem um diálogo construtivo na área do desenvolvimento municipal e disponibilizar ao público uma base de dados com informação relevante sobre os municípios.
O Barómetro do Espaço Cívico (BEC) é um instrumento de pesquisa que visa descrever, analisar e compreender as dinâmicas do desenvolvimento do espaço cívico em Moçambique com vista a disponibilizar informação sistematizada, que permita conceber e implementar programas com enfoque em democracia, governação e direitos humanos mais ajustados ao contexto de Moçambique. Entre vários objectivos específicos, o BEC pretende medir a autonomia das organizações da sociedade civil em relação ao Estado e a capacidade dos cidadãos de participar livre e activamente no espaço político;
3. OBJECTIVO
Em coordenação com o(a) Analista de Dados, o(a) consultor(a) apoiará no desenho de instrumentos, formação, controle de qualidade, limpeza e análise de dados de inquéritos realizados pelo IESE.
4. PERFIL
4.1. HABILITAÇÕES E EXPERIÊNCIA
● Licenciatura em ciências sociais e humanas ou áreas afins, (formação em Ciência Política constitui vantagem);
● Pelo menos 3 anos de experiência profissional relacionada;
● Experiência comprovada em análise de dados;
● Habilidades comprovadas de gerenciamento de projetos;
4.2. COMPETÊNCIAS
● Conhecimentos práticos de programas de colecta e análise de dados e estatísticos, ex. CSPro, SPSS e Microsoft Excel;
● Experiência anterior em capacitação/treinamento de indivíduos e/ou organizações;
● Fluência oral e escrita nas línguas inglesa e portuguesa;
● Comunicação e habilidades interpessoais;
● Sólidas habilidades organizacionais e iniciativa;
● Capacidade de cumprir prazos sob pressão;
● Capacidade de trabalhar remotamente e com uma equipe diversificada.
● Conhecimento do contexto e cultura moçambicana.
5. ACTIVIDADES E RESPONSABILIDADES
● Assistência na elaboração e actualização de questionários digitais a serem usados durante a recolha de dados no âmbito dos projectos de pesquisa;
● Controle de qualidade dos questionários e dos dados recolhidos no âmbito dos projectos de pesquisa da organização;
● Assistência na análise dos dados recolhidos e na elaboração de quadros e/ou gráficos;
● Assistência na gestão da base de dados dos municípios/distritos abrangidos pelos projectos de pesquisa que estiver envolvido;
● Assistência na elaboração de modelos de formação no uso das ferramentas / questionários digitais;
● Assistência na concepção e implementação de treinamentos para o pessoal do IESE, no uso de aplicativos de recolha de dados e de pacotes estatísticos para ciências sociais;
● Participação em todas as fases da concepção, elaboração e implementação dos projectos de pesquisa da organização;
6. LOCAL
Os trabalhos previstos nestes TdR serão realizados na cidade de Maputo, com possíveis viagens para as províncias/distritos.
7. DURAÇÃO
O(A) consultor(a) será atribuído um contrato com duração de 12 meses (Janeiro a Dezembro de 2024).
8. CANDIDATURA
Os interessados devem apresentar as candidaturas, em formato electrónico (PDF), para o endereço de e-mail rh@iese.ac.mz, indicando no assunto: “Consultor(a) - Assistente de Análise de Dados”, até o dia 14 de Dezembro de 2023. Com os seguintes documentos:
a) Curriculum Vitae (máximo de 4 páginas), demonstrando o perfil e experiências relevantes;
b) Carta de resposta ao concurso;
c) Documentos comprovativos da formação e experiência.
Comentários
Postar um comentário